Páginas

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Paysandu Sport Club



Paysandu Sport Club




Paysandu
Paysandu SC.png
NomePaysandu Sport Club
AlcunhasAlviceleste
Payxão
Papão
Papão da Curuzu
Papa Títulos do Norte
Esquadrão de Aço
Papão da Amazônia
Melhor do Norte
Time do Povo
Torcedor/AdeptoPapão
Bicolor
MascoteLobo
Fundação2 de fevereiro de 1914 (102 anos)
EstádioEstádio Leônidas Castro(Curuzu)
Capacidade16.412 pessoas (Curuzu)
LocalizaçãoCoat of arms Belem do Para Brazil.jpg BelémPará ParáBrasilBrasil
PresidenteBrasil Alberto Maia
TreinadorBrasil Dado Cavalcanti
PatrocinadorPará Governo do Estado do Pará
Pará Banpará
Brasil Brasil Kirin
Brasil Drogarias Big Ben
China Lifan Motors
Material esportivoPará Lobo
CompetiçãoPará Campeonato Paraense
Brasil Campeonato Brasileiro
DivisãoPará Primeira Divisão
Brasil Série B
RankingnacionalAumento (1) 30º lugar, 5.268 pontos[1]
WebsitePaysandu Sport Club

Paysandu Sport Club (conhecido por Paysandu ou apenas Papão, cujo acrônimo é PSC) é uma agremiação poliesportiva brasileira, da cidade deBelém. Fundado em 2 de Fevereiro de 1914 por antigos membros do Nort Club, tornou-se ao longo dos anos um dos mais tradicionais e populares clube de futebol do Pará e da Região Norte do país, É também conhecido como "Papão da Curuzu", em referência ao Estádio Leônidas de Castro (Curuzu) ; seu mascote é o Lobo.
Seu maior Rival é o Remo, com quem disputa o clássico de futebol mais disputado da região Norte, o Re-Pa. Também rivaliza com a terceira força do futebol local, a Tuna, cujo clássico é o Pa-Tu.
Em sua história, o clube conquistou 45 Campeonatos Paraenses. O Papão detém 2 títulos do Campeonato Brasileiro Série B 1 título da Copas Norte e 1 da Copa dos Campeões - título que lhes garantiu participar das Copa Libertadores da América de 2003, um feito jamais repetido por outra equipe da região.
Atualmente, o clube disputa a primeira divisão estadual, a Série B nacional, e periodicamente a Copa do Brasil e a Copa Verde. Seu retrospecto em competições nacionais inclui participações em 20 edições da Série A do Brasileiro (desde 1971), 7 da extintas Taça Brasil, também participou 18 vezes da Copa do Brasil, sendo que nunca ficou sem divisão nacional.

História


Fundação


O Paysandu Sport Club foi fundado no dia 2 de fevereiro de 1914 após um desentendimento com diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball (atual Federação Paraense de Futebol). A briga foi ocasionada pela não-anulação da partida Norte Club 1 x 1 Guarany, realizada em 15 de novembro de 1913, cujo resultado deu ao Grupo do Remo (atual Clube do Remo) o título de campeão paraense de futebol.

Naquele ano, o Norte Club realizava uma boa campanha e precisava vencer o Guarany para forçar uma partida extra com o Grupo do Remo. Após o empate em 1 a 1, os integrantes do Norte Club, inconformados, solicitaram à Liga Paraense de Foot-Ball a anulação da partida, devido a diversas irregularidades. Porém, a diretoria da Liga Paraense de Foot-Ball julgou improcedente o recurso.
A decisão não agradou nem um pouco aos integrantes do Norte Club, que decidiram então criar um movimento, sob a liderança de Hugo Manoel de Abreu Leão, para a fundação de uma nova agremiação, mais forte, para poder enfrentar em igualdade de condições os seus adversários. Este movimento não agradava aos integrantes do Grupo do Remo, os quais tentaram persuadir Hugo Manoel a abandonar a ideia.
No dia 1º de fevereiro de 1914, o jornal "O Estado do Pará" fez a convocação para a reunião da fundação do novo clube. A convocação feita pelo jornal surtiu efeito, fazendo com que comparecessem à reunião 42 desportistas, muitos dos quais eram integrantes do Norte Club, além de outros de agremiações diferentes, como, por exemplo, do Internacional Sport Club, ou Recreativa.
A reunião foi iniciada às 20h15 horas de uma segunda-feira, 2 de fevereiro de 1914, na residência de Abelardo Leão Conduru, localizada à rua do Pariquis, n.º 22, entre as travessas Apinagés e São Matheus (atual Padre Eutíquio).
Por unanimidade, a assembleia escolheu Hugo Leão para presidir os trabalhos. Como líder do movimento, ele propôs a denominação de Paysandu Foot-Ball Club para a nova agremiação. O nome foi escolhido "como homenagem ao feito glorioso e heroico da Marinha de Guerra Brasileira ao transpor o Passo do Paysandú, na guerra contra o Paraguai".
A sugestão de Hugo Leão foi motivo de acirrado debates na assembleia, que logo se dividiu em duas alas: uma a favor e outra contrária, a qual propunha o nome de Team Negra Foot-Ballpara a nova agremiação. Feita a votação, registrou-se a vitória da denominação de Paysandu Foot-Ball Club.
Escolhido o nome, a assembleia elegeu o primeiro presidente, Deodoro de Mendonça, que encabeçou a diretoria durante o ano de 1914. Foi escolhida ainda a comissão destinada a redigir os Estatutos do Clube, recaindo a escolha nos nomes de Deodoro de Mendonça, Eurico Amanajás e Arnaldo Morais.
No início da década de 1920 o Paysandu passou a ter hino oficial. A letra é do poeta José Simões, enquanto que a música foi feita pelo professor Manuel Luis de Paiva.
O primeiro time do Paysandu: Romariz; Bayma; Sylvio; Jaime; Moura Palha; Mittchel; Hugo Leão; Garcia; Guimarães; Mattheus(inglês autor do primeiro gol do Paysandu Sport Club); Arthur Morais.
O Paysandu foi quem inaugurou a Arena do Município Verde. O jogo foi no dia 22 de janeiro de 2012, contra o time de Paragominas, vencido pelo papão pelo placar de 1 a 0, com o primeiro gol da arena marcado pelo atacante ídolo bicolor Zé Augusto.


Campeão Invicto


Treinado inicialmente por Alfredo Gama e nos jogos finais por Nagib Coelho Matni, o Paysandu conquistou o título de pentacampeão paraense de futebol, na temporada de 1947. O "Esquadrão de Aço" realizou esplêndida campanha, sagrando-se campeão invicto, e por antecipação, ao derrotar o Remo por 2x0 em seu penúltimo compromisso na competição, na data de 21 de dezembro de 1947.


O "Papão" jogou 8 partidas, com sete vitórias e um empate. Seu ataque marcou 27 gols e sua defesa deixou passar somente 7 gols, com saldo positivo de vinte gols. O centroavante Hélio foi o artilheiro do Paysandu e do campeonato com onze gols. Sóia fez 4, Rivas, 4, Dengoso, 2, Hosana, 2, Brias, Guimarães, Adimar e Conde (zagueiro da Tuna Luso), contra, 1 gol cada.


O time base da campanha e que jogou a penúltima partida: Aluísio, Bendelaque e Rafael Bria; Pedro, Manoel Pedro e Taco; Hosana, Dengoso, Hélio, Guimarães e Soiá. Tomaram parte na conquista do pentacampeonato outros atletas: Simeão (goleiro); Anthenagoras e Jesus (zagueiros); Adinamar (centro-médio); Farias, Aracati e Rivas (atacantes).


Na partida final, contra o Transviário, vitória do Paysandu por 9 a 1. A diretoria pagou, a cada atleta, o "bicho" de Cr$1.000,00, e, em campanha entre os torcedores, arrecadou-se uma boa soma, que rendeu a cada atleta mais Cr$500,00 de premiação.


Pela conquista do título, o Paysandu recebeu o Bronze "Belas Vitórias", oferta de uma firma de Belém do Pará.
Campanha do Paysandu no Campeonato Paraense de 1947:

18/05 - Paysandu 4-2 Tuna Luso

15/06 - Paysandu 6-1 Júlio César

20/07 - Paysandu 2-1 Transviário

14/09 - Paysandu 1-1 Remo

19/10 - Paysandu 3-1 Tuna Luso

09/11 - Paysandu 2-1 Júlio César

21/12 - Paysandu 2-0 Remo

27/12 - Paysandu 9-1 Transviário
A Copa dos Campeões


Campeão brasileiro da Segunda Divisão em 2001, o Paysandu ganhou no ano seguinte a Copa dos Campeões, competição que reunia os melhores colocados nos torneios regionais. Nas finais, o Paysandu passou pelo Cruzeiro.


A conquista classificou o Paysandu para a Taça Libertadores da América de 2003.


A Campanha:


3 de julho de 2002 - Corinthians 1-1 Paysandu;


7 de julho de 2002 - Paysandu 1-0 Fluminense;


14 de julho de 2002 - Náutico 2-3 Paysandu;


21 de julho de 2002 - Paysandu 2-1 Bahia;


28 de julho de 2002 - Paysandu 3-1 Palmeiras


31 de julho de 2002 - Paysandu 1-2 Cruzeiro


4 de agosto de 2002 - Cruzeiro 3-4 Paysandu (decisão por pênaltis: Paysandu 3 X 0). A formação campeã


Marcão; Marcos, Gino, Sérgio e Luís Fernando; Sandro, Rogerinho, Jóbson e Vélber; Jajá e Vandick.


Técnico: Givanildo Oliveira
Na Copa Libertadores da América


Graças ao inédito título da Copa dos Campeões em 2002, o bicolor paraense disputou o mais importante torneio de futebol das Américas, envolvendo os melhores clubes, da temporada anterior, de países como Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia e Paraguai, sendo assim, o único clube do norte do Brasil a participar da competição.


O Brasil, nesta edição, estava representado, além do Paysandu, por Santos (campeão brasileiro de 2002), Corinthians (campeão daCopa do Brasil de 2002) e Grêmio (terceiro colocado no campeonato brasileiro de 2002, recebendo a vaga que seria do vice-campeão, o Corinthians, por este já ter se classificado com o título da Copa do Brasil).


O bicolor do Pará era treinado por Darío Pereyra, e tinha, em seu elenco, jogadores como o atacante Róbson "Robgol", Iarley, Sandro Goiano, e Vélber, dentre outros.


O Paysandu participou na primeira fase figurando no grupo 2, ao lado de Cerro Porteño, Sporting Cristal e Universidad Católica. Após 4 vitórias e 2 empates, o "Papão" terminou na liderança do grupo, com 14 pontos. Teve a terceira melhor campanha nesta fase, atrás apenas de Corinthians (15 pontos) e Santos (também com 14 pontos, mas com saldo de gols superior). A Campanha


13 de fevereiro de 2003 - Lima, Peru - Sporting Cristal 0-2 Paysandu;


6 de março de 2003 - Belém do Pará - Paysandu 0-0 Cerro Porteño;


11 de março de 2003 - Belém do Pará - Paysandu 3-1 Universidad Católica;


18 de março de 2003 - Belém do Pará - Paysandu 2-1 Sporting Cristal;


27 de março de 2003 - Assunção, Paraguai - Cerro Porteño 2-6 Paysandu;


15 de abril de 2003 - Santiago, Chile - Universidad Católica 1-1 Paysandu.


Na segunda fase, também conhecida por "oitavas-de-final" (participação dos 16 melhores clubes da primeira fase), enfrentou o Boca Juniors, tradicional clube argentino, até então dono de 4 títulos na Libertadores, e que terminou a primeira fase na segunda colocação do grupo 7, com 11 pontos.


Na primeira partida, realizada na Argentina (Estádio La Bombonera, Buenos Aires), o "Papão" surpreendeu mais uma vez, vencendo por 0 x 1 (gol de Iarley). Porém, o ótimo resultado desta partida foi revertido pelos experientes argentinos, que venceram a partida de volta, realizada em Belém do Pará, por 2 x 4.


Com apenas 1 derrota, o Paysandu encerrou aquela que é, até hoje, sua única participação neste torneio. Na classificação final, ficou com a 9a. colocação (à frente do Corinthians, o décimo, também eliminado nas oitavas-de-final). O atacante Róbson "Robgol" foi o terceiro maior goleador da competição, com 7 gols.


E o clube responsável por esta derrota e pela eliminação do "Papão", o Boca Juniors, acabou sagrando-se campeão da Libertadores naquele ano, eliminando, no decorrer do torneio, Cobreloa (quartas-de-final), América de Cáli (semifinal) e Santos (final).


O Paysandu é o atual recordista com melhor aproveitamento em uma única edição da Libertadores conseguindo 70% dos pontos disputados.7 O Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003


Jogos: 8;


Vitórias: 5;


Empates: 2;


Derrota: 1;


Gols Marcados: 17;


Gols Sofridos: 9.




Símbolos




Escudo




O escudo é alviceleste, com três iniciais, PSC, em referência ao nome Paysandu Sport Club. Na parte inferior, existe um pé alado (com asas), criação de Mário Bayma que explicou o seu significado: “O objetivo da velocidade do ‘team’ jamais seria igualada ou superada por seus adversários, pois chegaria aos limites do vôo”. Acima do escudo encontra-se duas estrelas douradas simbolizando o bicampeonato brasileiro da Série B de 1991 (esquerda) e 2001 (direita), além de uma taça em homenagem à Copa dos Campeões de 2002 entre elas. Há ainda a bandeira do Pará acima da taça13 .








Mascote








O Paysandu é conhecido pela expressão “Papão da Curuzu”, criada no ano de 1948 pelo jornalista Everardo Guilhon, escritor do jornal A Vanguarda. Em uma de suas crônicas, Guilhon explicou que quando era criança, sua mãe, ao botá-lo na cama, amedrontava-o, dizendo: “dorme logo, pois lá vem o bicho-papão!”. O jornalista associou esse fato à grande equipe que o Paysandu possuía na época que metia medo em seus adversários, escrevendo a seguinte manchete no jornal A Vanguarda: “Hoje treina o bicho-papão”. Não demorou muito para o apelido se familiarizar entre os torcedores14 .




A mascote do Paysandu é representada por um lobo, vestindo o uniforme oficial do clube, segurando uma bola de futebol na mão esquerda e fazendo um sinal de “beleza” na mão direita15 .




Hino


Assim como em muitos outros clubes, o Paysandu possui um hino popular e um oficial, porém, menos conhecido. O hino oficial do Paysandu foi composto em 1916 pelo poeta José Simões, enquanto que a música foi feita pelo professor Manuel Luis de Paiva16 . Há também o hino "popular", que é mais conhecido pela torcida do que o hino oficial do time.

Hino Oficial

De vitórias e louros coroado, Altivo, o Paysandu jamais temeu...
Tem um belo, honradíssimo passado, São nobres as batalhas que venceu; BIS
Cada um de nós guarda no peito, Valor e orgulho extraordinários;
Das nossas cores têm respeito. Os mais pujantes adversários.
"Lutar"! eis a divisa que trazemos!
"Vencer"! eis a esperança que nos guia!
Leais e destemidos seguiremos. A glória que o futuro nos confia! BIS
Cada um de nós guarda no peito... Somos jovens e ousados paladinos,
E sempre achar-nos-ão de gládio nu, Elevando nos prélios mais ferinos
Com honra o pavilhão do Paysandu BIS
Cada um de nós guarda no peito... Amamos os combates!
E na luta,Como antigos heróis nos comportamos, Por isso a voz do público se escuta,
Saudar o Paysandu com meus aclamos BIS
Cada um de nós guarda no peito...
Composição: José Simões

Marchinha

Uma listra branca, outra listra azul
Essas são as cores do papão da curuzu
O nosso time joga pra valer, até o Peñarol veio aqui pra padecer
O Paysandu topa qualquer parada, Quando perde é por descuido, mas depois vem a virada
Pintou o sete numa tela azul. Foi feito sem defeito do papão da curuzu.
Composição: Francisco Pires Cavalcanti







Uniforme




O uniforme do Paysandu foi proposto por Hugo Leão, primeiro presidente bicolor, na reunião realizada no dia 10 de fevereiro de 1914. A proposição só foi aprovada pela Assembleia Geral, por unanimidade dos votos dos associados, em 19 de fevereiro de 1914, dezessete dias depois da fundação do clube. O uniforme segue o mesmo modelo até os dias atuais17 .



Uniforme dos jogadores


  • O 1º uniforme é a tradicional camisa listrada em azul e branco, short e meiões azuis.
  • O 2º uniforme é composto por uma camisa branca com detalhes azuis, shorts e meiões brancos.
  • O 3º uniforme é composto por uma camisa azul, short e meiões pretos.
  • O uniforme especial é composto por uma camisa listrada em azul e branco com nomes de torcedores.
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
1º Uniforme
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
2º Uniforme
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
3º Uniforme
Cores do TimeCores do TimeCores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Unif. Especial


































Patrocinadores:




Material esportivo: Puma
Masters: Banpará e Esamaz
Secundário: ReinaLAB e Big Ben





Títulos


Nacionais
CompetiçãoTítulosTemporadas
TrofeuCopaDosCampeoesCBF.svgCopa dos Campeões12002
B Series Brazilian Championship Trophy.pngCampeonato Brasileiro - Série B21991 e 2001
Regionais
CompetiçãoTítulosTemporadas
Trophy(transp).pngCopa Norte12002
Estaduais
CompetiçãoTítulosTemporadas
ParáCampeonato Paraense451920192119221923192719281929193119321934,193919421943194419451947Cscr-featured.png1956195719591961,1962196319651966196719691971197219761980,1981198219841985198719921998200020012002,2005200620092010 e 2013
ParáTorneio Início do Pará111917191919261930193219331937193819701986 e1998



Maiores artilheiros

Jogadores que mais marcaram com a camisa do Paysandu17
Goleadores
Paysandu SC.png
Brasil 1. Bené249
Brasil 2. Hélio237
Brasil 3. Quarenta208
Brasil 4. Carlos Alberto130
Brasil 5. Cabinho127
Guiana Britânica 6. Cacetão123
Brasil 7. Zé Augusto114
Brasil 8. Ércio104
Brasil 9. Vila100
Brasil 10. Edil Highlander97
Brasil 11. Quarentinha86
Brasil 12. Róbson (Robgol)82
Brasil 13. Patrulheiro81
Brasil 14. Roberto Bacurí74
Brasil 15. Robilotta71

Fatos históricos


  • Paysandu Sport Club é o único time da região Norte do Brasil que participou da Copa Libertadores da América, em 2003;
  • Único time do Norte brasileiro a figurar entre os melhores do mundo no Ranking de Clubes da IFFHS, figurando em 39º do mundo em 2003;
  • Um dos poucos times do Brasil a vencer o Boca Juniors em plena La Bombonera, ato conquistado apenas por SantosCruzeiro antes de 2003, e posteriormente pelo Internacional eFluminense.
  • Vitória histórica na Libertadores de 2003, 6 a 2 no Cerro Porteño em pleno Paraguai com vários jogadores da seleção Paraguaia;
  • O clube que mais participou do Brasileiro da Série A do Norte do Brasil com 20 participações, 27 contando com a Taça Brasil que foi unificada;
  • Hexacampeão Estadual de Basquete Masculino Adulto: 1985 a 1990;
  • Tetracampeão Estadual de Handebol Masculino Adulto: 2003 a 2007;
  • Pentacampeão Estadual de Handebol Feminino Adulto: 2003 a 2006, 2008 e 2009;
  • Gol mais rápido do Mundo, entre times profissionais, em 1997, pelo Campeonato Paraense, marcado pelo atacante Vital, aos 2 segundos de jogo, em cima do goleiro Wagner.;
  • Vitória por 3 x 0 sobre o temido time do Peñarol dos anos 1960, que continha Ladislao Mazurkiewicz e Pedro Rocha. A equipe, base da Seleção Uruguaia, fazia uma turnê invicta pelo Brasil;
  • Apesar do futebol bicolor ter sido fundado 1 anos após o futebol do Remo, o Paysandu possui 2 títulos estaduais a mais que o maior rival.
  • O Paysandu aplicou a maior goleada em jogos contra o maior rival, o Remo, com o placar de 7x0.
  • O Paysandu é o único clube do norte que chegou na terceira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior, quando foi eliminado nos pênaltis (3 a 2) em 2006 pela equipe do Comercial-SP.
  • O único clube do norte bicampeão da Segunda divisão do Brasileiro (1991 e 2001), sendo a Tuna Luso Brasileiro campeão uma única vez, em 1985.
  • Maior invencibilidade de times Paraense em Campeonatos Brasileiros, acontecendo na Serie B de 2001, com uma invencibilidade de 12 jogos.

Partidas históricas


16 de abril de 1916 - Campo da Tv. São Metheus (primeiro campo de jogo), (Belém, PA)
Paysandu 4x1 Brazil Sport - Primeiro jogo em um campo de propriedade do Paysandu essa vitória foi no festival esportivo do Paysandu.
22 de julho de 1945 - Estádio Evandro Almeida (Baenão), (Belém, PA)
Paysandu 7x0 Clube do Remo - Vitória Histórica sobre o principal rival em uma partida sem igual do Paysandu pelo Campeonato Paraense.
18 de julho de 1965 - Estádio Leônidas Castro, (Belém, PA)
Paysandu 3x0 Peñarol - Vitória Histórica sobre o poderoso time do peñarol, base da seleção uruguaia na época, e que tinha em seu elenco jogadores como MazurkiewiczPedro Rocha, eForlán.
28 de agosto de 1973 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 2x1 Internacional - Primeiro jogo do Paysandu na Série A do Brasileirão, com uma vitória em cima do Inter de Falcão.
31 de março de 1976 - Estádio Evandro Almeida (Baenão), (Belém, PA)
Paysandu 3x1 Remo - Neste jogo, pela final do Torneio Cidade de Belém (Decisão do Primeiro Turno do Estadual) o jogo encerrou aos 28 minutos do segundo tempo quando o juiz Edson Chagas apitou pênalti a favor do Paysandu. O time do Remo não aceitou a marcação e a iminência da goleada e deixou o campo. O árbitro expulsou 7 jogadores do Remo por insultos. No mesmo ano, em 05 de agosto, em jogo pelo terceiro turno do Estadual, o Remo também não compareceu em campo (no Baenão) para jogar contra o Paysandu e perdeu por WO. Foram duas escapadas num só ano.
21 de abril de 1991 - Curuzu, (Belém, PA)
Paysandu 1x0 Ceara(Ce) - Oitavas de Final do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, jogando na curuzu, vencendo em placar apertado a equipe cearense no primeiro jogo.
28 de abril de 1991 - Presidente vargas, (Fortaleza, CE)
Ceara(Ce)1x1 paysandu - Oitavas de Final do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, jogando de volta no Ceará bastante disputado, terminando em 1 a 1, papão avançando as quartas.
01 de maio de 1991 - em Natal, (Natal, RN)
ABC 1x0 paysandu - quartas de Final do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, jogando em Natal o paysandu perdeu.
05 de maio de 1991 - Curuzu, (Belém, PA)
Paysandu 3x1 ABC- quartas de Final do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, jogo de volta, papão conseguiu vencer por 3 a 1, revertendo a vantagem do time potiguar, se classificando as semifinais.
08 de maio de 1991 - Americano, (Rio de Janeiro, Rj)
Americano 1x0 paysandu- semifinal do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, jogo de ida, papão perdendo.
14 de maio de 1991 - Curuzu, (Belém , PA)
Paysandu 1x0 Americando- semifinal do Campeonato Brasileiro da série B de 1991,diante de uma curuzu lotada, o papão pressionou o tempo todo, mas só conseguiu empatar nos últimos minutos de jogo, levando a decisão para os pênalti. nas cobranças o papão ganhou por 5 x 4.
18 de maio de 1991 - Brinco de ouro, (Campinas, SP)
Guarani 1x0 paysandu- final do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, jogo de ida.
21 de maio de 1991 - curuzu, (Belém, PA)
Paysandu 2x0 Guarani (SP) - Final do Campeonato Brasileiro da série B de 1991, no qual o Paysandu se sagrou campeão pela primeira Vez.
27 de julho de 1992 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 4x0 Peñarol - Goleada da equipe bicolor sobre o Peñarol do Uruguai. Em dois jogos, o Paysandu nunca perdeu para o clube uruguaio.
04 de dezembro de 2001 - Estádio da Ressacada, (Florianopolis, SC)
Avai (SC) 3x3 Paysandu - Primeiro jogo do Quadrangular final do Campeonato Brasileiro da Serie B, daquele ano.
07 de dezembro de 2001 - Estádio da curuzu, (Belém, PA)
Paysandu 0X0 Caxias (RS)- Segundo jogo do Quadrangular final.
11 de dezembro de 2001 - Estádio Orlando EscarpelLi, (Florianopolis, SC)
Figueirense 3X3 Paysandu - terceiro jogo do Quadrangular final.
14 de dezembro de 2001 - Estádio da curuzu, (Belém, PA)
Paysandu 3x0 Figueirense- Quarto jogo do Quadrangular final
19 de dezembro de 2001 - Estádio do Caxias, (Caxias, RS)
Caxias 4x3 Paysandu-quinto jogo do Quadrangular final, paysandu chegou a está ganhando de 3 a 0, já garantido o acesso a Seria A, mas levou uma virada impressionante.
21 de dezembro de 2001 - Estádio Leônidas Castro, (Belém, PA)
Paysandu 4x0 Avaí (SC) - Jogo Válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2001, no qual o Paysandu se sagrou Bicampeão Brasileiro da Série B.
3 de julho de 2002 - Mangueirão, (Belém, PA)
Corinthians 1x1 Paysandu - Estreia do Paysandu na Copa dos Campeões de 2002.
7 de julho de 2002 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 0x0 Fluminense - Segunda partida do Paysandu na Copa dos Campeões de 2002. Empate sem gols contra a melhor defesa do torneio: apenas 1 gol sofrido.
14 de julho de 2002 - Mangueirão, (Belém, PA)
Náutico 2x3 Paysandu - Vitória bicolor no terceiro jogo do time na Copa dos Campeões de 2002. Este resultado garantiu a vaga para a segunda fase na liderança do grupo.
21 de julho de 2002 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 2x1 Bahia - Mais uma vitória do Paysandu na Copa dos Campeões de 2002. Esta contra o Bahia, garantiu o clube nas semifinais do torneio.
28 de julho de 2002 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 3x1 Palmeiras - Vitória histórica do Paysandu. Classificação para a final da Copa dos Campeões de 2002.
27 de julho de 2002 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 1x2 Cruzeiro - O primeiro jogo da final da Copa dos Campeões de 2002. Jogando em casa, o "Papão da Curuzú" acabou perdendo para o Cruzeiro. Mais a esperança do time não acabou, ainda tinha o jogo de volta em Fortaleza.
4 de agosto de 2002 - Castelão, (Fortaleza, CE)
Paysandu 4x3 Cruzeiro - Vitória do Paysandu no jogo de volta da final da Copa dos Campeões de 2002. O resultado não era suficiente para o título, antes o Paysandu ainda teve que vencer nos pênaltis, e conseguiu, 3x0 Paysandu. A vitória nos pênaltis deu o título ao Papão e além de tudo, uma vaga na Copa Libertadores da América de 2003.
13 de fevereiro de 2003 - Estadio Monumental, (Lima, PER)
Sporting Cristal 0x2 Paysandu - Jogo de estreia do Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003 com vitória em cima do Sporting Cristal, que havia conquistado o Campeonato Peruano do ano anterior.
6 de março de 2003 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 0x0 Cerro Porteño - Segunda partida do Paysandu na Copa Libertadores da América de 2003. A equipe bicolor conseguiu segurar um empate contra a equipe paraguaia.
11 de março de 2003 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 3x1 Universidad Católica - Jogo válido pela Copa Libertadores da América de 2003. Vitória bicolor sobre o Campeão do Torneio Apertura do Campeonato Chileno. O Paysandu estava fazendo uma campanha muito boa na Libertadores daquele ano.
18 de março de 2003 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 2x1 Sporting Cristal - Mais uma vitória do Paysandu na bela campanha da Copa Libertadores da América de 2003.
27 de março de 2003 - Estádio General Pablo Rojas, (Assunção, PAR)
Cerro Porteño 2x6 Paysandu - Goleada do Paysandu sobre a equipe paraguaia do Cerro Porteño na casa do adversário pela Copa Libertadores da América de 2003.
15 de março de 2003 - Estádio San Carlos de Apoquindo, (Santiago, CHI)
Universidad Católica 1x1 Paysandu - Jogo válido pela Copa Libertadores da América de 2003. O Paysandu conseguiu um empate na casa do adversário chileno.
22 de abril de 2003 - La Bombonera, (Buenos Aires, ARG)
Boca Juniors 0x1 Paysandu - Vitória do Paysandu com gol de Iarley em plena La Bombonera lotada, em jogo válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América de 2003.
15 de maio de 2003 - Mangueirão, (Belém, PA)
Paysandu 2x4 Boca Juniors - Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores de 2003. O "Papão da Curuzú" perdeu em casa para o Boca Juniors. Foi a eliminação do Paysandu da Libertadores. A única partipação do time na competição. A torcida bicolor nunca esquecerá essa campanha heroica realizada pelo Paysandu na Libertadores de 2003.
2 de novembro de 2012 - Estádio Arena Verde, (Paragominas, PA)
Paysandu 2x0 Macaé - Jogo de ida das quartas de final da Série C. Com o vitória o Paysandu podia perder por 1 gol de diferença que garantia o acesso.
10 de novembro de 2012 - Estádio Cláudio Moacyr, (Macaé, RJ)
Macaé 3x2 Paysandu - Jogo de volta das quartas de final da Série C. Com o resultado, o Paysandu garantiu o acesso à Série B após 6 anos.

Rankings

Ranking da CBF

Ranking Placar

  • Posição: 16º
  • Pontuação: 102 pontos
O Ranking Placar é uma classificação feita pela Revista Placar sobre as competições conquistadas pelos clubes de futebol do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário